Economia

Submarino chinês bate recorde e desce 6 mil metros

O "Jiaolong", nome de um dragão mítico, alcançou esta profundidade na Fossa Marianas, a mais profunda do mundo, com sua tripulação

"Jiaolong" é destinado à pesquisa científica e à exploração das riquezas naturais do fundo do mar (AFP)

"Jiaolong" é destinado à pesquisa científica e à exploração das riquezas naturais do fundo do mar (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 17h26.

Um submarino chinês tripulado desceu pela primeira vez nesta sexta-feira a mais de 6.000 metros de profundidade no Oceano Pacífico e tentará um novo recorde a 7.000 metros, uma prova do interesse da China no estudo das profundezas marinhas.

O "Jiaolong", nome de um dragão mítico, alcançou esta profundidade na Fossa Marianas, a mais profunda do mundo, com sua tripulação, no âmbito dos esforços da China para explorar os recursos dos fundos oceânicos, indicou a agência de notícias oficial Nova China.

Este teste é o primeiro dos seis previstos para tentar chegar aos 7.000 metros, disse a Nova China em um breve comunicado.

O "Jiaolong" é destinado à pesquisa científica e à exploração das riquezas naturais do fundo do mar.

Um submarino chinês desceu no fim de julho de 2011 pela primeira vez a mais de 5.000 metros de profundidade, na mesma fossa, situada não muito longe das Filipinas.

A esta profundidade, o submarino chinês era capaz de alcançar 70% dos fundos oceânicos do planeta.

A China acentuou nos últimos anos seus esforços de prospecção para encontrar hidrocarbonetos e outros recursos minerais, como forma de alimentar seu rápido crescimento econômico.

De acordo com especialistas, o "Jiaolong" deverá coletar amostras da vida submarina e estudar as estruturas geológicas e minerais.

No entanto, Zhu Huaiyang, professor da Escola de Ciências Oceânicas e da Terra na Universidade de Tongji, mostra-se cético.


"Ainda depois de alcançar os 7.000 metros, não é certo que o submarino seja capaz de realizar suas missões científicas", disse o professor à AFP, mencionando "a estabilidade e a resistência do submarino", além do nível de preparação da tripulação.

Trata-se de um contexto especial de esforços chineses para conseguir o domínio dos avanços tecnológicos, já que o país se prepara para lançar a partir do deserto de Gobi um voo tripulado, o Shenzhou IX, com sua primeira mulher astronauta a bordo, outro motivo de orgulho nacional.

Por esta razão, ao alcançar a profundidade de 6.000 metros, os três tripulantes do submarino chinês Jiaolong enviaram seus melhores votos para o sucesso da missão espacial.

A maior descida realizada por um submarino foi em 1960, quando um equipamento da marinha americana chegou ao fundo das Fossas Marianas, 11.000 metros abaixo do nível do mar.

Em março passado, o cineasta americano James Cameron desceu cerca de 11.000 metros na mesma fossa.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaÁsiaChinaOceanos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor