Economia

Setor calçadista exporta US$ 1,5 bi

Apesar de inferior ao aumento total (21,1%) das exportações brasileiras, o desempenho das vendas externas de calçados em 2003 atendeu às expectativas do setor. No ano passado, os empresários exportaram 1,5 bilhão de dólares, 7% a mais na comparação com 2002, segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O principal destino […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

Apesar de inferior ao aumento total (21,1%) das exportações brasileiras, o desempenho das vendas externas de calçados em 2003 atendeu às expectativas do setor. No ano passado, os empresários exportaram 1,5 bilhão de dólares, 7% a mais na comparação com 2002, segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O principal destino dos sapatos brasileiros continua sendo os Estados Unidos, que consomem 64% das vendas totais. Em seguida, encontram-se Reino Unido, Argentina, México e Canadá.

De janeiro a novembro, período já contabilizado pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), o volume de pares embarcados foi de 170 milhões, 14% superior ao número do mesmo período de 2002. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial dos produtores de calçados, atrás somente da China e da Índia.

Para a Abicalçados, 2004 será ainda mais promissor e apresentará um crescimento de 15% nas exportações. O otimismo dos fabricantes se confirma nas previsões de negócios da 31ª edição da Couromoda, feira internacional que promove o produto brasileiro e antecipa as vendas para o varejo.

Programada para o período de 13 a 16 de janeiro, a Couromoda deve gerar 25% dos negócios do setor que em 2003, de acordo com os dados levantados pelos organizadores da feira, foram da ordem de 40 bilhões de reais. A Couromoda estima também que o setor coureiro-calçadista brasileiro (que vai dos curtumes até o varejo) emprega 1 milhão de pessoas e abriram 40 mil vagas em 2003.

Ainda segundo a organização, a feira cresceu 12% no número de expositores e 7% em área ocupada (45 mil metros quadrados). No total, 900 expositores mostrarão as novidades de 1.500 de calçados, acessórios de couro e artigos de moda no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada