Economia

Amaral pede demissão e inicia reforma ministerial

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, enviou nesta sexta-feira (9/1) sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com seu afastamento, Amaral, que faz parte do PSB, dá início à reforma ministerial, que era esperada para a segunda metade de janeiro. O ministro foi um dos mais criticados do gabinete […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, enviou nesta sexta-feira (9/1) sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com seu afastamento, Amaral, que faz parte do PSB, dá início à reforma ministerial, que era esperada para a segunda metade de janeiro.

O ministro foi um dos mais criticados do gabinete de Lula ao longo de 2003. Sua linha de trabalho no ano passado consistiu em pulverizar os recursos de ciência e tecnologia pelas regiões brasileiras, como forma de acelerar o desenvolvimento dos estados mais pobres. Um exemplo foi a distribuição do orçamento para pesquisa em nanotecnologia, anteriormente concentrado em São Paulo. Essa estratégia foi questionada por grande parte da comunidade científica, que considera necessária a concentração de recursos e a formação de centros de excelência para que a pesquisa brasileira tenha competitividade internacional e desempenhe papel relevante no desenvolvimento do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Payroll: EUA cria 64 mil empregos em novembro, acima do esperado

Ata do Copom indica inflação em queda, mas mantém tom cauteloso sobre Selic

Câmara vota hoje PL que corta benefícios fiscais e pode arrecadar R$ 20 bi

Argentina flexibiliza política de câmbio e anuncia plano para acumular reservas