Economia

Amaral pede demissão e inicia reforma ministerial

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, enviou nesta sexta-feira (9/1) sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com seu afastamento, Amaral, que faz parte do PSB, dá início à reforma ministerial, que era esperada para a segunda metade de janeiro. O ministro foi um dos mais criticados do gabinete […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, enviou nesta sexta-feira (9/1) sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com seu afastamento, Amaral, que faz parte do PSB, dá início à reforma ministerial, que era esperada para a segunda metade de janeiro.

O ministro foi um dos mais criticados do gabinete de Lula ao longo de 2003. Sua linha de trabalho no ano passado consistiu em pulverizar os recursos de ciência e tecnologia pelas regiões brasileiras, como forma de acelerar o desenvolvimento dos estados mais pobres. Um exemplo foi a distribuição do orçamento para pesquisa em nanotecnologia, anteriormente concentrado em São Paulo. Essa estratégia foi questionada por grande parte da comunidade científica, que considera necessária a concentração de recursos e a formação de centros de excelência para que a pesquisa brasileira tenha competitividade internacional e desempenhe papel relevante no desenvolvimento do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

IBC-BR: prévia do PIB cai 0,20% em dezembro de 2025

Com alta de 10,8%, SP bate recorde na abertura de empresas em janeiro

Lagarde deve deixar BCE antes de 2027, diz site

Governo anuncia reajuste do preço-teto de leilão de 'reserva' de energia