Mantega salientou que há um constante jogo de braço-de-ferro entre o mercado e o governo nesse quesito (Wilson Dias/ABr)
Da Redação
Publicado em 13 de setembro de 2011 às 11h51.
São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que acredita em uma saída para a crise da Grécia, que está sob o risco de um pedido de default. "A situação da Grécia tem saída desde que o Fundo Europeu entre em ação. O Banco Central Europeu tem condições de agir", afirmou Mantega ao confirmar que a situação grega e a crise dos países europeus foi um dos temas de discussão na reunião de coordenação política do governo, hoje pela manhã. "De fato, fizemos uma avaliação da situação internacional na reunião de coordenação em que foi examinado o caso da Grécia e outros países da União Europeia", contou.
Segundo ele, "só falta uma decisão política, que já está colocada" para que se tenha um equacionamento da situação. Mantega insistiu que o Banco Central Europeu tem todos os instrumentos e condições para agir. "A situação só vai piorar se houver um retardamento. Há recursos e instrumentos. Só falta a decisão política", disse ainda o ministro.
Na avaliação de Mantega, a situação só está se agravando porque a crise financeira está ganhando contornos de uma crise de confiança, devido a demora na definição de uma solução para o caso grego. "A situação está se agravando por uma crise de confiança, que se deve a essa demora dos líderes europeus", comentou Mantega.