Economia

Setor de serviços avança 0,9% em maio e tem terceira alta em quatro meses

Serviços de tecnologia da informação impulsionaram atividade e atingiram seu maior patamar desde janeiro de 2011

Serviços: Economistas avaliam que o setor de serviços deve seguir sua trajetória de recuperação este ano (Eduardo Knapp/Folhapress)

Serviços: Economistas avaliam que o setor de serviços deve seguir sua trajetória de recuperação este ano (Eduardo Knapp/Folhapress)

AO

Agência O Globo

Publicado em 12 de julho de 2022 às 09h18.

Última atualização em 13 de julho de 2022 às 16h27.

Puxado pelos serviços de tecnologia de informação e transportes de carga, o setor de serviços avançou 0,9% na passagem de abril para maio, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. É a terceira alta em quatro meses, segundo o instituto. O resultado veio acima do esperado. Analistas econômicos projetavam alta de 0,2% no mês.

Economistas avaliam que o setor de serviços deve seguir sua trajetória de recuperação este ano, dado que foi o setor que mais sofreu ao longo da pandemia. Mas não estão no radar altas muito expressivas. Passados os efeitos mais duros da Covid-19, pesa sobre o setor o cenário macroeconômico que combina inflação, juros em alta e desemprego ainda elevado.

ICS subiu para 98,7 pontos

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), do FGV IBRE, subiu 0,4 ponto em junho, para 98,7 pontos, o que configura estabilidade. O indicador permanece abaixo dos 100 pontos, nível apontado como neutro, em uma escala que varia de zero a 200.

"O ambiente macroeconômico desfavorável e a incerteza em relação aos próximos meses podem segurar o ritmo de recuperação da confiança do setor,” avalia Rodolpho Tobler, coordenador da sondagem.

LEIA TAMBÉM: 

Mercado reduz projeção para inflação neste ano, aponta Boletim Focus

O que é Taxa Selic e como ela funciona?

Acompanhe tudo sobre:Serviçoseconomia-brasileiraIBGE

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março