Economia

Senado aprova Lima e Silva para Abin

Delegado da polícia civil de SP, especialista em informática, diz que é preciso desmitificar as ações da agência

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º/7) o nome do delegado da Polícia Civil do estado de São Paulo Mauro Marcelo de Lima e Silva, 45 anos, para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Lima e Silva vai dirigir um órgão com cerca de 1 600 funcionários e 27 milhões de reais de orçamento, dos quais 1,8 milhão para investimentos.

Lima e Silva, amigo do presidente Lula e especialista em informática, substitui Marisa Del'Isola na esteira dos escândalos Waldomiro Diniz e da Máfia do Sangue. A avaliação de setores do governo é que a agência falhou nos dois casos. Desde então o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, ao qual Lima e Silva estará subordinado, vem negando qualquer vinculação entre a mudança de comando na Abin e os escândalos. Félix também repete que a chegada de um delegado da polícia civil não é uma sinalização de perda de poder dos militares que servem na agência.

O delegado afirmou durante a sabatina que o maior desafio da instituição é defender ao mesmo tempo o Estado democrático de direito e a soberania do Brasil. Ele também disse que é preciso "desmitificar as ações de um órgão como a Abin".

Trâmite

Depois de sabatinar o indicado pelo governo, nenhum dos 12 membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional rejeitou o parecer do senador Hélio Costa (PMDB-MG), favorável à mensagem presidencial que indica Lima e Silva. O parecer vai ao plenário do Senado provavelmente na próxima terça-feira (6/7).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade