Economia

Rússia decreta embargo sobre frutas e verduras polonesas

Rússia decidiu proibir a maioria das importações de frutas e verduras procedentes da Polônia

Agricultores em plantação: Rússia impôs medidas similares contra Ucrânia e Moldávia (Philippe Huguen/AFP)

Agricultores em plantação: Rússia impôs medidas similares contra Ucrânia e Moldávia (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 14h32.

Moscou - A Rússia decidiu nesta quarta-feira proibir a maioria das importações de frutas e verduras procedentes da Polônia, um dia após a União Europeia adotar novas sanções econômicas contra Moscou por seu envolvimento no conflito da Ucrânia.

"Decidimos impor restrições sobre as importações na Rússia de quase todas as frutas e verduras procedentes da Polônia", indicou à AFP Alexei Alexeenko, um porta-voz de Rosselkhoznadzor, à agência veterinária russa.

Segundo o porta-voz, esta decisão é motivada pelas diversas violações nos certificados e procedimentos de quarentena e entrará em vigor na sexta-feira.

Moscou declarou na segunda-feira que poderia limitar as importações de determinados produtos procedentes da União Europeia devido à presença de um inseto devastador.

O governo russo é acusado de utilizar com frequência a arma comercial, alegando especialmente motivos sanitários, como meio de pressão diplomática.

Nos últimos dois meses, impôs medidas similares contra Ucrânia e Moldávia, após a assinatura por estas duas ex-repúblicas soviéticas de um tratado de livre comércio com a UE.

Os europeus impuseram na terça-feira um novo pacote de sanções contra a Rússia, bloqueando o acesso aos mercados financeiros europeus de empresas e bancos russos e proibindo a venda de armas e tecnologias sensíveis.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosÁsiaComércio exteriorEuropaImportaçõesPolôniaRússiaTrigo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame