Economia

Recife, Rio e Curitiba têm IPCA acima de 7% em 12 meses

Os alimentos exerceram papel preponderante para a aceleração da inflação nas regiões metropolitanas


	Mulher compra frutas em feira no Rio
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Mulher compra frutas em feira no Rio (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2014 às 11h21.

Rio - A inflação acumulada em 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ultrapassou 7% em três regiões metropolitanas no mês de setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Rio de Janeiro, alcançou 7,63%. No Recife, a taxa ficou em 7,16%, enquanto em Curitiba foi de 7,13%.

"Quando a gente olha as regiões pesquisadas, a maioria apresentou em setembro resultado acima do de agosto. O IPCA em Salvador, Brasília e Vitória ficou perto de 1%, então essas populações foram mais sacrificadas", apontou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. Segundo ela, os alimentos exerceram papel preponderante para a aceleração da inflação nas regiões metropolitanas.

"Em setembro, os alimentos pararam de cair e tiveram pressão forte sobre a taxa (do IPCA). Os alimentos respondem por maior parcela das despesas dos consumidores", afirmou a coordenadora do IBGE.

"O segundo semestre se caracteriza por período de entressafra, então não é novidade que exerçam alguma pressão no segundo semestre do ano", completou.

Acompanhe tudo sobre:TrigoAlimentosEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicos

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro