Economia

Rajoy anuncia previsão de crescimento para a Espanha de 2,9%

Mariano Rajoy, em seu discurso em um café da manhã informativo, também antecipou que a previsão de crescimento para o próximo ano será "do mesmo teor"


	Mariano Rajoy, em seu discurso em um café da manhã informativo, também antecipou que a previsão de crescimento para o próximo ano será "do mesmo teor"
 (AFP/ Josp Lago)

Mariano Rajoy, em seu discurso em um café da manhã informativo, também antecipou que a previsão de crescimento para o próximo ano será "do mesmo teor" (AFP/ Josp Lago)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 10h30.

Madri - O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta segunda-feira uma previsão de crescimento da Espanha para 2015 de 2,9%, cinco décimos mais que a última estimativa oficial.

Rajoy, em seu discurso em um café da manhã informativo, também antecipou que a previsão de crescimento para o próximo ano será "desse mesmo teor".

"Isto não é voluntarismo nem fogos de artifício", disse Rajoy, após anunciar estas previsões, e assinalou que com a "mesma prudência" pode assegurar que a Espanha será a economia do euro que mais vai crescer entre as grandes e "com uma diferença considerável" em relação à média da zona do euro.

O chefe de Governo também disse que este ano serão criados mais de meio milhão de empregos, um ritmo que já apontou a pesquisa de População Ativa do primeiro trimestre.

Para que todas estas previsões se cumpram e "inclusive melhorem", Rajoy assegurou que seu governo vai continuar mantendo o "impulso reformista", com especial atenção agora em áreas como administração, formação para o emprego, apoio aos autônomos, unidade de mercado e inovação.

Rajoy defendeu que nestes anos se manteve o estado de bem-estar, algo que "não existe em nenhuma outra parte no mundo".

Para que continue sendo assim, é preciso ser, na sua opinião, "extremamente ambiciosos" com as reformas, e "extremamente eficazes na gestão dos recursos".

Por outro lado, Rajoy insistiu que o "grande objetivo nacional" é chegar a 20 milhões de empregados na próxima legislatura, uma meta, disse, "razoável".

O desemprego, que chegou a 26% da população ativa em 2012, foi a principal consequência da crise econômica vivida pela Espanha desde 2008.

O presidente do Governo disse em seu discurso que nestes anos de crise a sociedade espanhola teve um "comportamento exemplar".

"Agora que existe a oportunidade real de entrar em um longo período de crescimento e bem-estar para os espanhóis", Rajoy prometeu que seu governo e o PP farão "todo o possível para não frustrar essa esperança".

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEspanhaEuropaPiigs

Mais de Economia

Brasil abre 201.705 vagas com carteira assinada em junho, alta de 29,5%

Poder de compra das famílias melhora, mas riscos seguem no radar

Pente-fino: Previdência quer fazer revisão de 800 mil benefícios do INSS até o fim do ano

Reino Unido tem rombo de 22 bilhões de libras em contas públicas

Mais na Exame