Economia

Projeção para Selic ao final deste ano passa a 6,25%, mostra Focus

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que a expectativa para a taxa de juros é de 6,25%, contra 6,5% antes

Selic (Thinkstock/Reprodução)

Selic (Thinkstock/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 2 de abril de 2018 às 09h06.

Última atualização em 2 de abril de 2018 às 10h24.

São Paulo - Economistas de instituições financeiras passaram a ver a Selic mais baixa ao final deste ano na sequência de indicações do Banco Central de nova redução, com projeções mais fracas para a inflação.

A pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira mostrou que a expectativa para a Selic ao final deste ano agora é de 6,25 por cento, contra 6,5 por cento antes. Para 2019, a projeção continua sendo de 8,0 por cento.

O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual e a levou à nova mínima histórica de 6,5 por cento, indicando na ata que deve reduzir os juros básicos mais uma vez em maio antes de encerrar o ciclo de flexibilização.

Em seguida, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, afirmou, ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação na semana passada, que uma pausa no processo de cortes de juros parece ser necessária após o próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), para a qual vê espaço para mais um corte na Selic.

O Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, já havia passado a ver a Selic a 6,25 por cento no final de 2018 e manteve essa expectativa nesta semana, assim como a visão de que a Selic ficará em 8 por cento em 2019.

O cenário de inflação persistentemente fraca se mantém para os especialistas consultados, com as projeções para a alta do IPCA sendo reduzidas a 3,54 por cento e 4,08 por cento respectivamente em 2018 e 2019, sobre 3,57 e 4,10 por cento.

As metas oficiais de inflação são de 4,5 por cento este ano e 4,25 por cento em 2019, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento deste ano caiu a 2,84 por cento de 2,89 por cento, permanecendo em 3 por cento para 2019.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBoletim FocusJurosPIBPIB do BrasilSelic

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor