Economia

Produção industrial em SP deve cair 0,1% em dezembro

A produção de dezembro da indústria paulista deve cair 0,1% no confronto com mês anterior. É o que mostra o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo, divulgado hoje. Em novembro, o SPI subiu 3,2% na série com ajuste sazonal. O resultado ficou acima da taxa oficial, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

A produção de dezembro da indústria paulista deve cair 0,1% no confronto com mês anterior. É o que mostra o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo, divulgado hoje. Em novembro, o SPI subiu 3,2% na série com ajuste sazonal. O resultado ficou acima da taxa oficial, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que mostrou alta de 1,6% na produção industrial paulista em novembro ante outubro. Mas o desempenho do SPI no último mês de 2009, embora negativo, é considerado uma estabilidade, por ser muito próximo de zero.

O objetivo do indicador, elaborado por meio de parceria entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a AES Eletropaulo, é o de antecipar tendências da atividade industrial do estado de São Paulo. Em comunicado, as instituições informam ainda que, com este resultado, na comparação com igual mês em 2008, o SPI registrou aumento de 18,1% em dezembro de 2009. Em novembro do ano passado, o sinalizador apurou avanço de 4,4% ante igual mês do ano imediatamente anterior. A fundação e a AES informaram ainda que, na comparação dos últimos 12 meses até dezembro de 2009, com os 12 meses imediatamente anteriores, a taxa do SPI foi negativa, de 8,6%.

As instituições informaram ainda que, na série sem ajuste sazonal, o SPI teve queda de 10,0% em dezembro ante novembro, taxa negativa mais intensa do que o recuo de 2,6% apurado para o SPI, sem ajuste, em novembro ante outubro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Saiba como resgatar dinheiro de bets irregulares

Setor de cartões se antecipa e proíbe uso de crédito para bets

Produção industrial cresce 0,1% em agosto, com recuperação do petróleo

STF retoma hoje julgamento do Reintegra e ação pode ter impacto de R$ 49,9 bi para União