Economia

Produção de carros; Inflação de junho…

Segunda-feira 04 – Nesta segunda-feira as bolsas americanas não abrem em virtude do feriado pela independência do país. Terça-feira 05 – O secretário do Tesouro britânico, George Osborne, realiza uma conferência para divulgar o relatório semestral do país. As questões devem se concentrar no Brexit. – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) publica a […]

MONTADORA:  / Germano Lüders

MONTADORA: / Germano Lüders

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 06h50.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h03.

Segunda-feira 04

– Nesta segunda-feira as bolsas americanas não abrem em virtude do feriado pela independência do país.

Terça-feira 05

– O secretário do Tesouro britânico, George Osborne, realiza uma conferência para divulgar o relatório semestral do país. As questões devem se concentrar no Brexit.

– A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) publica a inflação da cidade de São Paulo em junho, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor. A expectativa é de que o índice desacelere para 0,46%, ante uma alta de 0,57% em maio.

– A zona do euro divulga as vendas no varejo em maio. No mês de abril, as vendas se mantiveram estáveis em relação a março. A expectativa, dessa vez, é de um aumento de 0,4%. Daqui pra frente, os resultados serão acompanhados com lupa em virtude do desembarque britânico.

Quarta-feira 06

– A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulga a produção e a venda de veículos em junho e no primeiro semestre do ano. Nos primeiros cinco meses do ano a produção de veículos caiu 24,3%, enquanto as vendas encolheram 26,6%.

– Os Estados Unidos publicam sua balança comercial de maio. A expectativa é um déficit de 40 bilhões de dólares. Por enquanto, o país tem um déficit de 170,5 bilhões de dólares no acumulado do ano até abril.

– O banco central americano, o Federal Reserve, divulga a ata da última reunião com membros do Comitê Federal de Mercado Aberto, que manteve a taxa de juros do país entre 0,25% e 0,50%. Apesar de importante, o documento pode trazer indicações defasadas, já que a reunião aconteceu antes da decisão do Reino unido de deixar a União Europeia.

Quinta-feira 07

– A Alemanha e o Reino Unido divulgam suas produções industriais em maio. A expectativa é de que a produção alemã se mantenha estável enquanto a britânica deve encolher 1%.

– O Banco Central Europeu publica a ata de sua última reunião, finalizada no dia 2 de junho, que manteve a taxa de juros do bloco inalterada. A taxa de depósito, considerada principal ferramenta de juros, permanece negativa em 0,40%.

Sexta-feira 08

– O IBGE divulga a inflação oficial do Brasil de junho, medida pelo IPCA. O dado deve ser importante para as próximas decisões do Banco Central sobre a taxa de juros do país. A expectativa é de que a inflação fique entre 0,35% e 0,40%, ante os 0,78% de maio. No acumulado dos últimos 12 meses a expectativa é de que o IPCA caia para algo em torno de 8,90%, abaixo dos 9,32% atuais.

– Os Estados Unidos divulgam a taxa de desemprego de junho. A expectativa é de que a taxa suba para 4,8%, ante 4,7% em maio. O resultado de maio foi o menor desde 2007. Se o número de desempregados crescer, mesmo que timidamente, o país pode adiar o aumento dos juros, o que pode beneficiar o Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025