Economia

Processo do cartel pode ser aberto em 2013, diz Cade

Superintendência-Geral da autoridade concorrencial está analisando os documentos recolhidos nas sedes de companhias após Siemens ter entregado o esquema


	Metrô: "O que posso dizer é que temos trabalhado para reduzir bastante esses prazos", concluiu o presidente do Cade
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Metrô: "O que posso dizer é que temos trabalhado para reduzir bastante esses prazos", concluiu o presidente do Cade (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 16h33.

Brasília - O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinicius Carvalho, disse nesta quarta-feira, 28, que o órgão antitruste pode abrir ainda este ano o processo administrativo em relação às suspeitas de prática de cartel em licitações de metrôs no Estado de São Paulo e no Distrito Federal.

No momento, a Superintendência-Geral da autoridade concorrencial está analisando os documentos recolhidos nas sedes de companhias após uma da envolvidas, a alemã Siemens, ter procurado o Cade para entregar o esquema.

"Há documentos em quantidade razoável e esse material está sendo analisado e processado. Em casos de cartel, é preciso ter uma robustez grande de indícios. Nesse caso específico, o que está sendo feito é exatamente tentar montar essa estrutura para abertura do processo administrativo", explicou Carvalho. "Esse é um caso prioritário, como todos os casos de cartel são", completou.

O presidente do Cade, no entanto, explicou que o trâmite do processo administrativo até uma eventual condenação pode levar, em alguns casos, até quatro anos, devido a obstáculos judiciais que podem ser colocados pelos investigados.

"O que posso dizer é que temos trabalhado para reduzir bastante esses prazos", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEmpresas estataismobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoMetrô de São PauloCadeCartelLicitações

Mais de Economia

Ata do Copom: ciclo de cortes da Selic será conduzido com ‘serenidade’

Gastos com ex-presidentes superam R$ 9,5 milhões em 2025

Nova regra sobre trabalho em feriados deve entrar em vigor em março

Grupo PiniOn adquire a SAX e fortalece operação em experiência do cliente