Economia

Presidente da CNI diz que Lula afirmou que MP do PIS/Cofins será retirada ou devolvida

Ricardo Alban afirmou que o presidente pretende ouvir o setor produtivo

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 11 de junho de 2024 às 14h12.

Última atualização em 11 de junho de 2024 às 14h12.

Priorizar nos meus resultados Google

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, disse nesta terça-feira, 11, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve retirar de tramitação a medida provisória que limitou a compensação de créditos de PIS/Cofins.

Alban disse ter recebido esse indicativo do próprio Lula. Segundo o presidente da CNI, o petista "quer ouvir setor produtivo". Alban afirmou que a Receita Federal "não é melhor interlocutor" para definir sobre o assunto.

"Isso tudo que ocorreu com MP do PIS/Cofins foi uma oportunidade para o governo entender que basta", afirmou o presidente da CNI durante reunião de mais de 20 frentes parlamentares em Brasília.

Alban se reuniu com Lula nesta terça-feira, pouco antes de se dirigir à sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para a reunião conjunta dos frentes parlamentares.

O presidente da CNI reforçou que "Lula disse que não vamos voltar a discutir PIS/Cofins". Segundo ele, o presidente deixou em aberto a possibilidade de ouvir os anseios do setor produtivo assim que retornar de viagem que fará à Europa no fim desta semana. Lula participa de reuniões da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do G7 nos dias 13 e 14 de junho.

"Caminhos existem para diminuir diferenças tributárias e combater fraudes. Temos agenda junto com CNA com Haddad, Pacheco e Lira", afirmou Alban.

O presidente da CNI relatou ter dito ao presidente da República que "está na hora de trabalhar do lado da despesa" e citou a possibilidade de se combater o contrabando e fraude de produtos no Brasil, que, segundo ele, teria a capacidade de arrecadar "mais de R$ 100 milhões".

Ao anunciar o que conversou com o presidente da República, Alban foi aplaudido pelos presentes na reunião na sede da FPA. Alguns presentes, porém, reagiram com desconfiança quando o presidente da CNI informou sobre o compromisso em relação à MP do PIS/Cofins.

"Não nos custa aguardar 24h para termos resposta firme e conclusiva do Executivo", completou Alban.

Acompanhe tudo sobre:PIS/PasepImpostosLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Economia

Tesouro enfrenta mercado mais cauteloso e aumenta exposição da dívida à Selic

PCE: inflação fica em 3,7% nos 12 meses até julho e supera expectativas nos EUA

IPCA-15 de agosto cai 0,40%, com inflação em 12 meses a 4,24%

‘Fim da escala 6x1 pode elevar custo do varejo em pelo menos 20%’, diz presidente do IDV