Economia

Posse de Magda Chambriard na Petrobras terá a presença de Lula

Magda Chambriard substitui Jean Paul Prates, que foi demitido há pouco mais de um mês do comando da estatal

Magda Chambriard substitui Jean Paul Prates, que foi demitido há pouco mais de um mês do comando da Petrobras (Lucas Landau/Getty Images)

Magda Chambriard substitui Jean Paul Prates, que foi demitido há pouco mais de um mês do comando da Petrobras (Lucas Landau/Getty Images)

Publicado em 19 de junho de 2024 às 07h30.

A Petrobras realiza nesta quarta-feira, 19, a cerimônia de posse da presidente Magda Chambriard. O evento, que acontece Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro, terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A solenidade pode ser assistida ao vivo, a partir das 15h30, aqui.

Magda Chambriard substitui Jean Paul Prates, que foi demitido há pouco mais de um mês do comando da estatal. Na última sexta-feira, a nova presidente já começou a mexer nas equipes da Petrobras, indicando três nomes para as diretorias executivas. São elas: Renata Baruzzi (Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação); Sylvia dos Anjos (Diretoria Executiva de Exploração e Produção) e Fernando Melgarejo (Diretoria de Relacionamento com Investidores).

As indicações de Magda ainda precisam ser aprovadas internamente. Enquanto isso, os diretores atuais permanecem nas vagas.

Quem é Magda Chambriard?

Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, Magda começou a carreira na própria Petrobras, em 1980, na área de produção, onde permaneceu por 22 anos. Ela também foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 2012 e 2016. Segundo seu perfil no Linkedin, Chambriard atuava como diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro desde abril de 2021.

Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia desde janeiro de 2018.

Nomes especulados para a Petrobras

Outros nomes foram especulados para o cargo na Petrobras, como do atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti também foi citada como um possível nome, assim como Bruno Morettim que é secretário de Análise Governamental (SAG) da Casa Civil, ligado ao ministro Rui Costa.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasMagda ChambriardLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Economia

Congelamento de R$ 15 bi no Orçamento será oficializado nesta segunda

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Mais na Exame