Economia

Pedidos de falência e recuperação judicial crescem

Pedidos de falência no mês passado somaram 181 ante 156 em setembro e 152 no mesmo mês de 2012

Falência: dos 181 pedidos de falência efetuados em outubro, 94 foram feitos por micro e pequenas empresas, 39 por médias e 48 por grandes (Getty Images)

Falência: dos 181 pedidos de falência efetuados em outubro, 94 foram feitos por micro e pequenas empresas, 39 por médias e 48 por grandes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2013 às 09h25.

São Paulo - O número de pedidos de falência e recuperação judicial de empresas no Brasil cresceu em outubro ante setembro e contra o mesmo período de 2012, informou a Serasa Experian nesta segunda-feira.

Segundo a empresa de análise de informações de crédito, os pedidos de falência no mês passado somaram 181 ante 156 em setembro e 152 no mesmo mês de 2012. Já os requerimentos de recuperação judicial subiram de 75 em setembro para 104 no mês passado. Em outubro do ano passado, estes pedidos envolveram 49 empresas.

"A continuidade da elevação das taxas de juros tem aumentado o custo financeiro das empresas, colocando-as em maiores dificuldades, em um ambiente de baixo crescimento econômico", afirmaram economistas da Serasa Experian em comunicado à imprensa.

Dos 181 pedidos de falência efetuados em outubro, 94 foram feitos por micro e pequenas empresas, 39 por médias e 48 por grandes, segundo a companhia.

Entre os pedidos de recuperação judicial de outubro está o da petrolífera OGX, do empresário Eike Batista. A companhia fez o pedido em 30 de outubro, no maior processo do tipo da história corporativa da América Latina.

Já a empresa de construção naval do grupo do empresário, OSX, aprovou na sexta-feira a realização de pedido de recuperação judicial, pressionada por dívida de mais de 5 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaExperianFalênciasPequenas empresasSerasa Experian

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor