Economia

Copom mantém juros em 7,25%

Comitê afirmou que irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até a próxima reunião, para então definir os próximos passos na estratégia de política monetária


	Prédio do banco central em Brasília: manutenção da Selic está em linha com o que era esperado pelo mercado
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Prédio do banco central em Brasília: manutenção da Selic está em linha com o que era esperado pelo mercado (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 14h10.

São Paulo - O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve pela terceira vez a taxa básica de juros em 7,25%, seu patamar mais baixo historicamente. A Selic foi reduzida para 7,25% na reunião de outubro e desde então é mantida.

"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 7,25% ao ano, sem viés", afirma o comunicado divulgado após a reunião. O Comitê afirmou que irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.

A manutenção da Selic está em linha com o que era esperado pelo mercado. O boletim Focus divulgado nessa segunda-feira mostra que a expectativa é de manutenção da Selic em 7,25% em 2013 e de subida para 8,25% em 2014.

A reunião dessa semana ocorreu após a divulgação do PIB de 2012, na semana passada. A economia brasileira cresceu 0,9% em 2012 – o crescimento mais baixo desde 2009. No dia da divulgação, André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, afirmou que o PIB nesse patamar não permitiria a alta de juros tão cedo no Brasil.

A projeção para o IPCA em 2013 dada pelo boletim Focus dessa semana é de 5,70%. A inflação, medida pelo IPCA, registrou alta de 0,86% em janeiro - a maior taxa de inflação verificada desde abril de 2005. Na sexta-feira será divulgado o IPCA referente a fevereiro.

A sequência de manutenções da Selic em 7,25% ocorreu após um ciclo de dez reduções seguidas na taxa básica de juros, iniciado pelo Copom em 31 de agosto de 2011 (veja gráfico no final da matéria). Na época, a queda de 0,50 ponto percentual da taxa de 12% ao ano surpreendeu. Em maio de 2012, a Selic atingiu 8,5%, sua mínima histórica no Brasil até então, e seguiu em queda até chegar a 7,25%. A ata da reunião do Copom será divulgada na próxima semana e a próxima reunião do Comitê será realizada nos dias 16 e 17 de abril de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralEstatísticasIndicadores econômicosJurosMercado financeiroSelic

Mais de Economia

Governo convoca reunião para discutir mudança no teto de juros consignado do INSS

Comunicação do governo e inflação: os recados de Haddad para 2026

Haddad: reforma dos supersalários e previdência militar devem ser votados em 2025

Haddad: ajuste de Milei recai sobre base da pirâmide e 60% dos argentinos estão na pobreza