Exame Logo

Ninguém ganha com uma guerra comercial, diz FMI

Christine Lagarde tem encorajado "a todos a trabalhar de forma construtiva, reduzir barreiras comerciais" e com o diálogo resolver questões extraordinárias

FMI: Comitê Executivo do Fundo deve realizar no dia 27 de julho a avaliação macroeconômica da Grécia (Yuri Gripas/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de julho de 2018 às 15h35.

Ao comentar sobre a nova rodada de disputas comerciais entre EUA e China , com o plano de Washington de impor tarifas de 10% sobre mais US$ 200 bilhões em mercadorias importadas do país asiático, o diretor de Comunicações do Fundo Monetário Internacional, Gerry Rice, afirmou que a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, tem dito várias vezes que "encorajamos todos a trabalhar de forma construtiva, reduzir barreiras comerciais" e com o diálogo resolver questões extraordinárias entre as partes envolvidas. "Madame Lagarde tem destacado que ninguém ganha com uma guerra comercial ", apontou.

Em relação à Grécia, o diretor do FMI apontou que o Comitê Executivo do Fundo deve realizar no dia 27 de julho a avaliação macroeconômica do país no âmbito do Capítulo 4, cujo comunicado deve ser publicado alguns dias depois.

Veja também

Há quase um mês, ministros das Finanças da zona do euro definiram que a Grécia terá mais dez anos para pagar um montante próximo a 100 bilhões de euros de financiamentos, quase 50% dos empréstimos liberados por países da região a Atenas desde 2010.

De acordo com Rice, no curto prazo o Fundo espera que o "envolvimento do FMI com a Grécia país deverá ser similar como ocorre com outras nações europeias", com um trabalho de supervisão coordenado com o realizado com o mesmo propósito por autoridades do velho continente. "Atuaremos com um programa de pós-monitoramento" econômico, ressaltou o diretor do FMI.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)FMIGréciaGuerras comerciais

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame