Economia

Economia brasileira sobe no ranking, mas ainda é "pouco aberta"

Estudo da Heritage Foundation sobrea abertura econômicade 159 países traz o Brasil na 81a posição

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

O Brasil fez algum progresso no ano de 2005, mas ainda assim está no grupo dos países de economia "pouco aberta", de acordo com o estudo da Heritage Foundation, em parceria com o Wall Street Journal, que avalia anualmente o grau de liberdade econômica em mais de 150 países. Em 2005, o Brasil ficou na 81a posição, um pouco melhor do que em 2004, quando apareceu na 90ª.

Os 157 países pesquisados foram classificados em quatro categorias: abertos, majoritariamente abertos, pouco abertos ou fechados. Desse total, apenas 20 caíram na categoria mais positiva, a dos países cuja economia pode ser considerada livre. No entanto, houve uma melhora na média geral dos países com relação a 2004. "Economicamente, o mundo hoje está mais livre", diz o relatório.

Todos os países receberam notas que variam de 1 a 5 (sendo 1 a melhor possível) em dez diferentes quesitos, como política de comércio, carga fiscal e intervenção governamental na economia.

Hong Kong manteve a liderança este ano, seguido por Cingapura. A novidade fica por conta dos Estados Unidos, que melhoraram consideravelmente sua performance em 2005, entrando para a lista dos dez mais (veja quadro abaixo).

Na América Latina, apenas o Chile foi considerado um país de economia aberta. Em segundo lugar vêm os majoritariamente abertos, entre eles Barbados, Uruguai e Peru. O Brasil aparece apenas na terceira categoria, com uma economia pouco aberta, ao lado de Nicarágua, Guatemala e Guiana. O pior desempenho do Brasil entre os quesitos analisados foi em intervenção governamental: o país tirou nota 4 (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre a necessidade de uma nova abertura comercial do Brasil).

Segundo os analistas da Heritage Foundation, o índice de abertura econômica está diretamente relacionado ao desenvolvimento do país. A relação é simples: países de economia aberta chegam a ter mais do que o dobro da renda per capita dos que são quase abertos.

Liberdade Econômica
Hong Kong
Cingapura
Irlanda
Luxemburgo
Islândia
Reino Unido
Estônia
Dinamarca
Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos (empatados)
......
81ºBrasil
Fonte: Heritage Foundation/The Wall Street Journal
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ

Governo aposta em três projetos que somam R$ 56 bilhões para destravar investimentos verdes