Economia

Ministro da Economia argentino se reunirá com Guido Mantega

Axel Kicillof se reunirá com o ministro da Fazenda, Guido Mantega


	Ministro da Fazenda, Guido Mantega: reunião não figurava na agenda oficial de Mantega
 (José Cruz/Agência Brasil)

Ministro da Fazenda, Guido Mantega: reunião não figurava na agenda oficial de Mantega (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2014 às 12h59.

Brasília - O ministro da Economia argentino, Axel Kicillof, se reunirá nesta quinta-feira em São Paulo com seu colega brasileiro, Guido Mantega, segundo informaram fontes oficiais, que não precisaram o motivo do encontro.

A reunião, que não figurava na agenda oficial de Mantega, foi incluída perto do meio-dia e estipulada "hoje mesmo", segundo disseram à Agência Efe fontes oficiais.

O encontro ocorre no momento em que a Argentina prepara o terreno para habilitar o pagamento de dívida reestruturada no país, em meio a uma batalha legal que mantém com fundos especulativos, na qual recebeu um amplo respaldo político do Brasil.

A reunião também coincide com uma deterioração do comércio bilateral, que segundo fontes oficiais obedece a diversos fatores, como a forte desaceleração da economia em ambos países, as barreiras impostas pela Argentina e o próprio conflito em torno da dívida desse país.

Pelos impedimentos impostos ao comércio exterior, a Argentina perdeu neste mês um processo de arbitragem aberto na Organização Mundial do Comércio (OMC), que é dirigida pelo brasileiro Roberto Azevêdo.

O organismo pediu ao governo de Cristina Kirchner que modifique suas políticas e abriu um prazo de dois meses para que a Argentina recorra dessa decisão, que foi tomada em atendimento a uma reivindicação apresentada por um grupo de 43 países, integrado pelos Estados Unidos, Japão e membros da União Europeia (UE), entre outros.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaCrise econômicaGuido MantegaMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor