Ministério do Trabalho divulga Caged de outubro nesta terça
O ministro Luiz Marinho antecipou nesta segunda-feira que país já criou 1,8 milhão de empregos de janeiro a outubro
Repórter especial de Macroeconomia
Publicado em 28 de novembro de 2023 às 06h00.
Última atualização em 28 de novembro de 2023 às 08h53.
O Ministério do Trabalho divulgará os dados doCadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ) de outubro nesta terça-feira, 28. O ministro Luiz Marinho antecipou ne segunda-feira, 27, que o país criou quase 1,8 milhão de empregos nos 10 primeiros meses do ano. Entretanto, ele não detalhou o resultado do mês.
Como mostrou a EXAME, em setembro a economia brasileira criou211,764 mil postos de trabalho com carteira assinada , uma queda de 23,83% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram geradas 278 mil vagas.Em agosto deste ano, foram gerados 219 mil vagas, segundo dados revisados.
- Lançamentos da Netflix em dezembro de 2023: veja os filmes e as séries
- Quase 1,8 milhão de empregos foram criados no ano até outubro, diz Marinho
- Von der Leyen e Zelensky conversam sobre recomendações para entrada da Ucrânia na UE
- Comedy Royale, Trocados e Virgin River: veja o que entra na Netflix essa semana
- Passageiro abre porta de emergência e pula para a asa de avião nos EUA
- Melhor celular até R$ 1,2 mil: dez melhores opções para comprar em 2024
No acumulado dos nove primeiros meses de 2023, o saldo do Caged já é positivo em 1.599.918 vagas.No mesmo período do ano passado, houve criação líquida de 2.179.740 postos formais.
Os dados do Caged são uminstrumento para o controle e a organização do mercado de trabalho brasileiro. Com ele, é possível monitorar a geração de empregos e elaborar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento econômico e social do Brasil. É utilizado, também, pelo Programa de Seguro-Desemprego , para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada.
Qual a diferença dos dados do Caged e da PNAD
Os dados do Caged consideram somente os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluem os trabalhadores informais. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), mostram toda a força de trabalho do país, seja formal ou informal, além do número de desalentados. Por conta disso, os resultados não são comparáveis.