Economia

Minério de ferro cai pelo 5º dia com fraca demanda por aço

Minério com entrega nos portos da China foi negociado a 67,90 dólares por tonelada nesta terça, queda de quase 1 por cento ante segunda-feira


	Preços: minério com entrega nos portos da China foi negociado a 67,90 dólares por tonelada nesta terça, queda de quase 1 por cento ante segunda-feira
 (Anglo American/Divulgação)

Preços: minério com entrega nos portos da China foi negociado a 67,90 dólares por tonelada nesta terça, queda de quase 1 por cento ante segunda-feira (Anglo American/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2015 às 13h14.

Xangai - Os preços do minério de ferro no mercado à vista da China caíram pelo quinto dia consecutivo nesta terça-feira, acompanhando uma queda nos mercados futuros de aço devido à desaceleração na construção civil do país em função do inverno.

O minério com entrega nos portos da China foi negociado a 67,90 dólares por tonelada nesta terça, queda de quase 1 por cento ante segunda-feira, conforme dados compilados pelo Steel Index.

A commodity se aproxima da mínima de cinco anos e meio, de 65,60 dólares, registrada em 23 de dezembro.

A oferta de minério barato levou o setor de siderurgia da China a aumentar as importações para um recorde de 932,5 milhões de toneladas no ano passado.

Já o contrato mais negociado do vergalhão de aço na bolsa de Xangai caiu 1,2 por cento, para uma mínima de duas semanas, a 2.511 iuanes (405 dólares) por tonelada no fechamento.

A demanda por aço está desacelerando no norte da China, onde o clima frio do inverno atrapalha o setor de construção, um dos principais consumidores de aço.

"A fraqueza no mercado físico (de aço) continua derrubando os futuros, mas uma queda ainda maior deverá ser limitada, porque acredito que os preços do minério de ferro atingiram agora um piso", disse Li Wenjing, analista da Industrial Futures, em Xangai.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioMinériosPreços

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo