Economia

Mercado mantém previsão de PIB e eleva inflação – de novo

Expectativa para a Selic, que será decidida nessa semana, é que a taxa siga em 7,50%


	Banco Central: recentemente, o BC reduziu a previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano, de 2,5% para 1,6%
 (Divulgação/Banco Central)

Banco Central: recentemente, o BC reduziu a previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano, de 2,5% para 1,6% (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 09h00.

São Paulo - O boletim Focus divulgado pelo Banco Central nessa semana indica que o mercado financeiro projeta um crescimento de 1,57% no PIB esse ano. Essa é a mesma projeção das últimas duas semanas, após seguidas quedas. Para 2013, a expectativa foi mantida em crescimento de 4,0%.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Focus estima 5,42% em 2012, ante 5,36% na semana passada. Para 2013, a projeção foi de 5,44%, um pouco inferior aos 5,48% na semana passada. 

O centro da meta do governo para a inflação em 2012 era de 4,5% pelo IPCA. O Banco Central admitiu, recentemente, que a inflação deve atingir o centro da meta somente no terceiro trimestre de 2013

No último Relatório Trimestral de Inflação, o Banco Central havia reduzido, pela segunda vez seguida, a previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano, de 2,5% para 1,6%.

Selic

De acordo com o boletim, o mercado espera que a Selic seja mantida em 7,50% na reunião do Copom dessa semana, após um ano de queda da taxa básica de juros. Durante a apresentação do Relatório Trimestral de Inflação, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, afirmou que o espaço para continuidade do movimento de redução dos juros está menor. Para o câmbio, a previsão é que o dólar encerrará o ano a 2 reais.

O Top-5 (formado pelas instituições que mais acertam os dados), aponta IPCA em 5,44% no médio prazo, ante 5,31% na semana passada. Para 2013, a projeção manteve-se em 4,99%. 

A estimativa da taxa de câmbio é de 2,05 (real/dólar) em 2012 e de 2,10 no próximo ano. O Top-5 manteve sua projeção de Selic em 7,25% no médio prazo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Vendas no comércio recuam 0,4% em novembro

Disseminação de fake news sobre Pix preocupa Banco Central

Indústria nacional recua 0,6% em novembro e dá sinais de perda de dinamismo, avaliam economistas

Governo deve aumentar teto de juros consignado do INSS após alerta de bancos