Economia

Melhora de nota do Brasil pode ser antecipada com reformas, diz Guedes

Na véspera, a agência de classificação de risco Standard & Poor´s alterou o rating do país de estável para positivo

Paulo Guedes: ministro reforça importância de agenda de reformas para a nota do Brasil em relação a riscos (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Paulo Guedes: ministro reforça importância de agenda de reformas para a nota do Brasil em relação a riscos (Patricia Monteiro/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 16h07.

Brasília — O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira que o país está melhorando e que a alteração da perspectiva da nota de crédito brasileira para positiva na véspera, pela agência de classificação de risco Standard & Poor´s, reflete o trabalho que vem sendo feito.

"A S&P está só percebendo a efetividade das reformas que nós estamos implementando", afirmou ele, na saída de almoço com parlamentares.

"Então a expectativa nossa é que estamos já a caminho do upgrade. Isso normalmente leva dois anos, mas eu acho até que vamos conseguir antecipar. Se mantivermos nosso ritmo de reformas o Brasil vai retomar", afirmou.

Em entrevista recente à Reuters, Guedes estimou que a retomada do grau de investimento poderia ocorrer já em 2020.

Na quinta-feira, a S&P elevou de estável para positiva a perspectiva da nota de longo prazo em moeda estrangeira do país hoje em BB-, considerado grau especulativo.

Embora preveja que a relação dívida/PIB do país deva continuar a crescer nos próximos três anos, a agência citou a perspectiva de melhora da posição fiscal do país após a aprovação da reforma da Previdência e com a perspectiva de continuidade da agenda fiscal em 2020.

Acompanhe tudo sobre:RatingPaulo Guedes

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro