Economia

EUA devem publicar menor taxa de desemprego em 16 anos

Apesar de Trump estar há seis meses na Casa Branca, os números não são consequência de suas políticas – na verdade, acontecem apesar do caos em seu governo

Vagas: desemprego deve repetir o menor índice em 16 anos (Mike Blake/Reuters)

Vagas: desemprego deve repetir o menor índice em 16 anos (Mike Blake/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 4 de agosto de 2017 às 06h23.

Última atualização em 4 de agosto de 2017 às 07h33.

Os Estados Unidos devem publicar nesta sexta-feira a menor taxa de desemprego em 16 anos: 4,3%. O último levantamento realizado pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (Departament of Labour) registrou taxa de 4,4%, equivalente a cerca de 7 milhões de pessoas. A taxa vem caindo no país desde 2010, quando chegou a 10% influenciada pela crise econômica. Em maio, atingiu o patamar de 4,3%, que, após pequena subida, deve voltar a se repetir hoje.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Apesar de Donald Trump estar há seis meses na Casa Branca, os números não são consequência de suas políticas – na verdade, acontecem apesar do caos em seu governo. Ele, claro, tenta capitalizar em cima dos números invejáveis, considerados pleno emprego por analistas. Desde o início do ano, foram criados 120.000 empregos por mês.

Setores como o da mineração e da assistência social e médica se destacaram como grandes geradores de vagas. Em alguns setores, como o de pesca, chega a faltar trabalhadores, o que levou o governo a liberar, em julho, 15.000 vistos temporários para imigrantes, numa decisão que bate de frente com a retórica de campanha de Trump.

Economistas e governos de todas as partes do mundo voltam seus olhos para o resultado de amanhã, uma vez que que o nível de desemprego do país influencia na produção e, consequentemente, nas taxas de juros do país. O país mantém taxas de juros baixas desde a crise de 2008, o que levou a uma enorme onda de liquidez global, o que ajuda, por exemplo, a atrair investidores para o Brasil. Desemprego menor pode levar a mais altas de juros, revertendo parte deste ciclo. A taxa está atualmente na faixa de 1% a 1,25%, e deve ter mais uma alta em 2017.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteDesempregoDonald TrumpEmpregosEstados Unidos (EUA)Exame Hoje

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor