Economia

Maggi diz que embargos europeus à carne tiveram motivações econômicas

O ministro da Agricultura destacou o crescimento brasileiro no mercado mundial e afirmou que os embargos não foram motivados por questões de saúde

Maggi disse que apenas dois tipos de salmonela podem afetar a saúde, mas nenhum deles estavam presentes na carne brasileira (Ueslei Marcelino/Reuters)

Maggi disse que apenas dois tipos de salmonela podem afetar a saúde, mas nenhum deles estavam presentes na carne brasileira (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de junho de 2018 às 13h48.

Brasília - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta terça-feira, 12, que os embargos impostos pela Europa à carne brasileira no ano passado, durante a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, foram motivados por questões econômicas, e não de saúde pública.

Em audiência no Senado, Maggi disse que há mais de 2 mil tipo de salmonela e apenas dois que podem afetar a saúde. Esses dois tipos nocivos, segundo Blairo, não estavam presentes na carne brasileira.

"A questão de fechamento de carne não era de saúde pública; era mercado", disse o ministro. "Tanto que, com o pagamento extra de 1024 euros por tonelada, você entrava com a salmonela na Europa. Por quê? Porque ela não faz mal à saúde, está presente nos alimentos."

Blairo Maggi disse que o Brasil têm sido um dos países que mais crescem em proteína animal no mundo e que deve se adaptar mais rapidamente a mudanças no mercado. Blairo está presente na audiência para discutir os impactos na produção da BRF em Goiás.

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosEuropaExportaçõesMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor