Economia

Lula terá reunião para definir pacote pró-exportações

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve definir ainda esta semana detalhes sobre o pacote pró-exportações que visa a aumentar os incentivos fiscais e de crédito em vários setores da economia. Até sexta-feira (30), Lula se reúne com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve definir ainda esta semana detalhes sobre o pacote pró-exportações que visa a aumentar os incentivos fiscais e de crédito em vários setores da economia. Até sexta-feira (30), Lula se reúne com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

O ministro do Desenvolvimento afirmou hoje (27) que as medidas não estão concluídas e nem serão fechadas esta semana. "Ainda há muitas diferenças que precisam ser discutidas. Esta semana não sai", disse Miguel Jorge, depois de reunião com o ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Rainer Brüderle, e uma comitiva empresarial alemã, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Inicialmente, a expectativa era que o pacote fosse anunciado em março. A nova previsão é que a divulgação ocorra em maio. Uma das medidas esperadas é a criação de uma instituição destinada exclusivamente ao financiamento das exportações que será submetida ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Também está em estudo a criação de um fundo de crédito para exportação. Outra expectativa é sobre a possibilidade de reduzir tributos que reflitam diretamente no produto nacional a ser exportado.

Miguel Jorge se reuniu com o ministro alemão e empresários de 50 indústrias da Alemanha para discutir parcerias para investimentos na Copa do Mundo de 2014, e das Olimpíadas de 2016.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorCréditoExportaçõesImpostosLeãoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor