Economia

Lula confirma morte de embaixador brasileiro em Bagdá

O presidente Luiz Inácio da Silva confirmou por volta das 14h30 desta terça-feira (19/8), na Granja do Torto, que o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, está morto. Ele foi vítima de um atentado terrorista nesta terça pela manhã. A ONU também confirmou a morte de Sérgio Vieira […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h33.

O presidente Luiz Inácio da Silva confirmou por volta das 14h30 desta terça-feira (19/8), na Granja do Torto, que o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, está morto. Ele foi vítima de um atentado terrorista nesta terça pela manhã. A ONU também confirmou a morte de Sérgio Vieira de Mello.

Vieira de Mello foi morto pela explosão que atingiu a sede da ONU em Bagdá, deixando pelo menos outros 15 mortos e 40 feridos. Após a explosão, equipes de resgate tentaram retirar o representante da ONU, que ficou presos nos escombros do prédio. Um porta-voz da ONU em Bagdá, Salim Lone, disse que a explosão ocorreu diretamente abaixo do escritório utilizado por Vieira de Mello. Um porta-voz militar americano disse que a explosão foi causada por um caminhão-bomba ou um carro-bomba e que provavelmente foi um ataque suicida.

Lula decretou luto oficial por três dias, em memória do representante especial da ONU no Iraque, "vítima da insanidade do terrorismo", disse o presidente. Em seguida, Lula pediu um minuto de silêncio aos presentes à Granja do Torto, onde foi realizada uma cerimônia de recepção ao presidente do Chile, Ricardo Lagos.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, emitiu uma nota afirmando que os responsáveis pela explosão no prédio da entidade em Bagdá deverão ser "levados à Justiça". Annan está na Europa, mas mantém contato direto com a sede da ONU em Nova York. A nota afirma ainda que todos na organização estão "chocados" com o ataque. O porta-voz, Fred Eckahrd, informou durante uma entrevista coletiva que não houve nenhum alerta ou ameaça de que o ataque pudesse ocorrer.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota condenando o ato terrorista que atingiu, nesta manhã, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bagdá (Iraque). É a seguinte a íntegra da nota:

O Governo Brasileiro condena veementemente o ato terrorista perpetrado hoje contra as instalações das Nações Unidas em Bagdá, que resultou em vários mortos e feridos.

O Presidente da República acompanha com grande preocupação o estado de saúde do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Iraque.

O Brasil rechaça todo ato de terrorismo e, em especial, aqueles dirigidos contra organizações que trabalham pela promoção da paz. Nesse sentido, é motivo de repulsa o fato de ter sido o Escritório das Nações Unidas em Bagdá escolhido como alvo de um atentado covarde, no momento em que presta serviços inestimáveis aos iraquianos e à comunidade internacional, conforme mandato conferido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas .

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março