Economia

Juro médio no crédito sobe para 40% ao ano em maio

Nas operações de pessoa física a taxa de juros permaneceu estável em 46,8% ao ano

Dados foram divulgados hoje pelo Banco Central (Valter Campanato/ABr)

Dados foram divulgados hoje pelo Banco Central (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2011 às 11h29.

Brasília - A taxa de juros no crédito livre subiu de 39,9% ao ano, em abril, para 40% em maio, segundo os dados divulgados hoje pelo Banco Central. Os juros dos financiamentos subiram 5 pontos porcentuais, no acumulado do ano, até maio, e 5,1 pontos porcentuais nos últimos 12 meses.

Nas operações de pessoa física a taxa de juros permaneceu estável em 46,8% ao ano. Por outro lado, a taxa para pessoa jurídica subiu de 31%, em abril, para 31,1% ao ano em maio.

A alta da taxa dos empréstimos para pessoa jurídica, no acumulado do ano até maio, foi de 3,2 pontos porcentuais, enquanto o encargo para pessoa física, no ano, acumula alta de 6,2 pontos porcentuais. Em 12 meses, encerrados em maio, a taxa dos empréstimos para pessoa jurídica subiu 4,2 pontos porcentuais e para pessoa física, 5,3 pontos porcentuais.

Spread

O spread médio (diferença da taxa obtida pelo banco e a taxa praticada ao tomador final) das operações de crédito livre subiu de 27,8 pontos porcentuais, em abril, para 27,9 pontos porcentuais em maio. No acumulado do ano, o crescimento do spread foi de 4,4 pontos porcentuais. Nas operações de financiamento das pessoas jurídicas, o spread se manteve estável em maio ante abril, em 19,4 pontos porcentuais.

Para a pessoa física, o spread aumentou de 34,2 pontos porcentuais, em abril, para 34,3 pontos em maio. No ano, o spread das operações para pessoa jurídica subiu 2,4 pontos porcentuais e para pessoa física, 5,8 pontos porcentuais. O spread das operações de pessoa jurídica, nos últimos 12 meses encerrados em maio, subiu 2,6 pontos porcentuais e para pessoa física, 4,7 pontos porcentuais.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCréditoJurosMercado financeiro

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Jorge Gerdau e o 'divisor de águas' no desenvolvimento do país

Após enchentes, atividade econômica no RS recua 9% em maio, estima Banco Central

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Mais na Exame