Economia

Inflação nos EUA sobe mais do que o esperado em abril

O aumento dos preços ao consumidor nos Estados Unidos pode alimentar temores no mercado financeiro de um período longo de inflação mais alta

A demanda em meio à reabertura da economia nos Estados Unidos encontrou restrições de oferta (Mark Makela/Reuters)

A demanda em meio à reabertura da economia nos Estados Unidos encontrou restrições de oferta (Mark Makela/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 12 de maio de 2021 às 10h53.

Última atualização em 12 de maio de 2021 às 10h59.

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em abril uma vez que a demanda em meio à reabertura da economia encontrou restrições de oferta, o que pode alimentar os temores no mercado financeiro de um período longo de inflação mais alta.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,8% no mês passado depois de avançar 0,6% em março, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice teve alta de 0,9%. O chamado núcleo da inflação havia subido 0,3% em março.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,2% do índice e de 0,3% do núcleo da inflação.

Com a divulgação dos dados, os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta quarta, o que alimentou temores de política monetária mais apertada para combater um período possivelmente mais longo de inflação.

O dólar também registrou leves ganhos contra o real nesta, em meio à especulação global sobre quais serão os próximos passos do Federal Reserve em relação à sua política monetária extremamente flexível.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Inflação

Mais de Economia

Escala 6x1: redução da jornada custará até R$ 267 bi para empresas, diz CNI

Com Lula, Samsung, LG e Hyundai sinalizam expandir investimentos no Brasil

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA em 2026 para 3,91%