Economia

Inflação na zona do euro cai para 1,7% em março

O número registrado é um décimo menor que no mês anterior, segundo os primeiros dados divulgados nesta quarta-feira pelo Eurostat


	A alta dos preços nos países da moeda única mantém sua tendência de suavização, já que a medição da inflação anual registrada em fevereiro foi de 1,8%
 (REUTERS/Kai Pfaffenbach/File)

A alta dos preços nos países da moeda única mantém sua tendência de suavização, já que a medição da inflação anual registrada em fevereiro foi de 1,8% (REUTERS/Kai Pfaffenbach/File)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2013 às 06h38.

Bruxelas - A taxa de inflação anual na zona do euro caiu 0,1 ponto em março, para 1,7%, um décimo a menos que no mês anterior, segundo os primeiros dados divulgados nesta quarta-feira pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.

A alta dos preços nos países da moeda única mantém assim sua tendência de suavização, já que a medição da inflação anual registrada em fevereiro foi de 1,8%, além de ter sido de 2% em janeiro e 2,2% em dezembro do ano passado.

A inflação de alimentos, bebidas alcoólicas e tabaco se manteve em 2,7%, a mesma que em fevereiro, enquanto a dos serviços foi de 1,9%, contra 1,5% em fevereiro.

Já a inflação anual no setor de energia caiu para 1,7%, contra os 3,9% do mês anterior, e a dos demais produtos industrializados foi de 1%, dois décimos a mais que em janeiro.

O cálculo rápido do indicador europeu divulgado hoje se baseia na informação preliminar sobre inflação proporcionada pelos Estados-membros, assim como na informação sobre a evolução do preço da energia.

O cálculo definitivo sobre a inflação de março, tanto para a zona do euro como para toda a União Europeia (UE) será divulgado pelo escritório estatístico no próximo dia 16.

O Índice de Preços ao Consumidor Harmonizado (IPCA), que mede a inflação, começou sua medição em 1997 e aplica o mesmo método para todos os Estados-membros.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoPreçosZona do Euro

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame