Economia

Inflação na zona do euro atinge 2% em fevereiro

Inflação nos 19 países que compartilham o euro acelerou em fevereiro na base anual, estimou a Eurostat, após avanço de 1,8% em janeiro

Zona do euro: resultado de inflação atingiu a meta de médio prazo do Banco Central Europeu (.)

Zona do euro: resultado de inflação atingiu a meta de médio prazo do Banco Central Europeu (.)

R

Reuters

Publicado em 2 de março de 2017 às 08h50.

Bruxelas - A inflação da zona do euro em fevereiro atingiu 2,0 por cento na comparação com o ano anterior diante do aumento nos preços da energia, em linha com as expectativas do mercado, mostraram nesta quinta-feira estimativas da agência de estatísticas europeia.

A inflação nos 19 países que compartilham o euro acelerou em fevereiro na base anual, estimou a Eurostat, após avanço de 1,8 por cento em janeiro, atingindo a meta de médio prazo do Banco Central Europeu de abaixo, mas próximo de 2 por cento.

Mas o núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de energia e alimentos não processados e que o BCE leva em conta em suas decisões, permaneceu em 0,9 por cento em fevereiro sobre o ano anterior, sugerindo que não haverá mudança imediata no programa de compra de títulos do banco central.

Em relatório separado, a Eurostat informou que os preços ao produtor subiram 0,7 por cento em janeiro sobre o mês anterior e 3,5 por cento na comparação anual, contra expectativas do mercado respectivamente de 0,6 e 3,2 por cento.

Já o desemprego na zona do euro repetiu em janeiro a taxa de 9,6 por cento vista em dezembro, informou ainda a Eurostat nesta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoPreçosZona do Euro

Mais de Economia

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Governo Lula aperta regra e trava R$ 47 bi em gastos dos ministérios até setembro; entenda

Petrobras anuncia alta de 7,1% no preço do querosene de aviação

Mais na Exame