Economia

Inflação na zona do euro atinge 2% em fevereiro

Inflação nos 19 países que compartilham o euro acelerou em fevereiro na base anual, estimou a Eurostat, após avanço de 1,8% em janeiro

Zona do euro: resultado de inflação atingiu a meta de médio prazo do Banco Central Europeu (.)

Zona do euro: resultado de inflação atingiu a meta de médio prazo do Banco Central Europeu (.)

R

Reuters

Publicado em 2 de março de 2017 às 08h50.

Bruxelas - A inflação da zona do euro em fevereiro atingiu 2,0 por cento na comparação com o ano anterior diante do aumento nos preços da energia, em linha com as expectativas do mercado, mostraram nesta quinta-feira estimativas da agência de estatísticas europeia.

A inflação nos 19 países que compartilham o euro acelerou em fevereiro na base anual, estimou a Eurostat, após avanço de 1,8 por cento em janeiro, atingindo a meta de médio prazo do Banco Central Europeu de abaixo, mas próximo de 2 por cento.

Mas o núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de energia e alimentos não processados e que o BCE leva em conta em suas decisões, permaneceu em 0,9 por cento em fevereiro sobre o ano anterior, sugerindo que não haverá mudança imediata no programa de compra de títulos do banco central.

Em relatório separado, a Eurostat informou que os preços ao produtor subiram 0,7 por cento em janeiro sobre o mês anterior e 3,5 por cento na comparação anual, contra expectativas do mercado respectivamente de 0,6 e 3,2 por cento.

Já o desemprego na zona do euro repetiu em janeiro a taxa de 9,6 por cento vista em dezembro, informou ainda a Eurostat nesta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoPreçosZona do Euro

Mais de Economia

Lula se reúne com ministros nesta quinta e deve fechar pacote de corte de gastos

Equipe econômica acompanha formação de governo Trump para medir impactos concretos no Brasil

Pacote de corte de gastos ainda está em negociação, afirma Lula

Copom eleva Selic em 0,5 pp, para 11,25% ao ano, e sinaliza novas altas de juros