Economia

Índice de Confiança do Consumidor cai pelo terceiro mês

O índice apresentou redução de 1,1%, de 120 pontos em novembro para 118,7 pontos neste mês


	Consumidora checa a nota fiscal: o percentual de consumidores que esperam melhora da situação econômica geral diminuiu de 32,6% para 29,6% no período
 (Tânia Rego/ABr)

Consumidora checa a nota fiscal: o percentual de consumidores que esperam melhora da situação econômica geral diminuiu de 32,6% para 29,6% no período (Tânia Rego/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 08h20.

Rio de Janeiro – O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu pelo terceiro mês consecutivo em dezembro deste ano. O índice apresentou redução de 1,1%, de 120 pontos em novembro para 118,7 pontos neste mês.

A queda da confiança foi provocada pela redução tanto do subíndice da Situação Atual, quanto do subíndice de Expectativas. O Índice da Situação Atual, que avalia a confiança do consumidor em relação ao momento presente, caiu 2,3% e chegou a 133,5 pontos.

Os consumidores que avaliam a situação financeira atual como boa diminuíram de 26,4%, em novembro, para 23,4% em dezembro. Já os que a julgam ruim aumentaram de 9,7% para 11% no período.

O Índice de Expectativas, que analisa a perspectiva do consumidor em relação aos próximos meses, teve uma redução de 0,3% e chegou a 111,3 pontos.

O percentual de consumidores que esperam melhora da situação econômica geral diminuiu de 32,6% para 29,6% no período, enquanto o dos que preveem piora aumentaram de 14,1% para 14,8%.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaConsumoEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025