Economia

Índice de Confiança do Comércio cai 3,6% no trimestre

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) no terceiro trimestre, encerrado em setembro, caiu 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo FGV


	Consumidoras escolhem roupas infantis em loja do comércio popular do Rio de Janeiro: é a oitava queda consecutiva e, segundo a FGV, o pior resultado desde maio de 2012
 (Tânia Rêgo/ABr)

Consumidoras escolhem roupas infantis em loja do comércio popular do Rio de Janeiro: é a oitava queda consecutiva e, segundo a FGV, o pior resultado desde maio de 2012 (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 09h06.

Rio de Janeiro – O Índice de Confiança do Comércio (Icom) no terceiro trimestre, encerrado em setembro, caiu 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. É a oitava queda consecutiva e, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o pior resultado desde maio de 2012, quando também havia caído 3,6%.

O subíndice da Situação Atual, que mede a satisfação com o presente, caiu 4,6%. O subíndice de Expectativas, que avalia o otimismo do empresário do comércio em relação aos próximos meses, recuou 3%. Os dois indicadores já tinham apresentado quedas em agosto, de 3,5% e 2,5%, respectivamente.

O Índice de Confiança do Comércio piorou nos cinco grandes setores: varejo restrito (-4,8%), varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção (-4%), materiais de construção (-0,1%), veículos, motos e peças (-2,7%) e atacado (-2,9%).

Acompanhe tudo sobre:ComércioConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês