Economia

Inadimplência do consumidor cresce 0,97% em fevereiro

De acordo com a CNDL, o aumento indica uma persistência de endividamento mais alto nesse início de ano

Ainda segundo o estudo, as vendas a prazo apresentaram queda de 5,71% em fevereiro na comparação com janeiro (Alexandre Battibulgi/EXAME.com)

Ainda segundo o estudo, as vendas a prazo apresentaram queda de 5,71% em fevereiro na comparação com janeiro (Alexandre Battibulgi/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2012 às 11h48.

Brasília - A inadimplência do consumidor registrou a segunda alta seguida no ano e atingiu 0,97% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

De acordo com a CNDL, isso indica uma persistência de endividamento mais alto nesse início de ano, decorrente de dois movimentos distintos da economia. O primeiro, contracionista, até meados do ano passado, combinou seguidas elevações na taxa básica de juros com retiradas de incentivos fiscais para o consumo. O segundo movimento, a partir do segundo semestre de 2011, buscou reverter o quadro de baixo crescimento decorrente da crise econômica internacional.

Ainda segundo o estudo, as vendas a prazo apresentaram queda de 5,71% em fevereiro na comparação com janeiro.

Os números de cancelamento de registros (medida que indica o nível de recuperação de crédito no varejo) foram positivos em fevereiro e tiveram alta de 0,27%.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoInadimplênciaVendas

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega