Economia

IGP-DI recua em fevereiro, mas fica 1,59%

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de fevereiro apresentou variação de 1,59% contra 2,17% apurados em janeiro pela Fundação Getúlio Vargas, reafirmando a tendência de desaceleração da inflação iniciada em dezembro de 2002. O Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 1,71%, em função das variações de 1,91% e de 1,20% registradas, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de fevereiro apresentou variação de 1,59% contra 2,17% apurados em janeiro pela Fundação Getúlio Vargas, reafirmando a tendência de desaceleração da inflação iniciada em dezembro de 2002.

O Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 1,71%, em função das variações de 1,91% e de 1,20% registradas, respectivamente, nos produtos industriais e agrícolas. O Índice de Preços ao Consumidor - IPC variou 1,37%, destacando entre as maiores pressões de alta os grupos de tranportes,com 3,20%, e alimentação,com 2,03%.

O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) teve alta de 1,39%. Com base no IGP-DI de fevereiro, a inflação no ano atinge 3,80%, acumulando nos últimos 12 meses taxa de 30,73%.

O núcleo da inflação, ou core inflation , de fevereiro, medido pela Fundação Getúlio Vargas, ficou em 0,93%, contra 1,32% de janeiro. O núcleo é o ponto central da inflação, isto é, ele aponta o que está prevalecendo realmente entre os aumentos de preços. Seu cálculo se baseia no resultado do Índice de Preços ao Consumidor-Disponibilidade Interna (IPC-DI), eliminando as variações extremas de alta e de baixa. As informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional