Economia

HP ultrapassa Dell e agora é líder em notebooks

Segundo o IDC, a HP teve 24% de participação nas vendas durante o primeiro trimestre

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

A Dell, tradicional líder do segmento de notebooks no Brasil, perdeu o posto para a HP. De acordo com a consultoria IDC, a participação da HP nesse mercado ficou em 24% no primeiro trimestre, acima da concorrente Dell.

A HP alega que conseguiu sustentar esse desempenho  mesmo com a relativa desaceleração no mercado: registrou aumento de 33% nas vendas de notebooks e desktops em relação ao trimestre anterior, frente ao recuo de 2% do mercado total de desktops e 17% no de notebooks, em relação ao último trimestre.

"Conseguimos bons resultados com acordos de distribuição, que ampliaram nossa capilaridade no mercado brasileiro, e o lançamento de notebooks para o mercado de pequenas e médias empresas, que tiveram uma grande aceitação", diz Renata Gaspar, diretora da unidade de computação pessoal da HP Brasil. Segundo a executiva, estas estratégias favoreceram os produtos da empresa e permitiram o crescimento acima da média do mercado. "Mas ainda há muito espaço para crescer: na América Latina, cerca de 15% dos micros são notebooks, e no Brasil apenas 5% dos micros são portáteis", explica.

No segmento de notebooks para consumo, a empresa lidera com 31% do mercado em relação a unidades vendidas. A HP ocupa o segundo lugar do ranking de fabricantes de produtos para computação pessoal na área corporativa no Brasil e espera, até o final do ano, conquistar a liderança  no segmento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada