Economia

Grécia: atritos continuam com credores internacionais

País precisa de acordo em questões como salários, previdência social e recapitalização bancária

Essas demandas encontraram resistência de Atenas. As autoridades temem que mais cortes possam aprofundar a já brutal recessão da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP)

Essas demandas encontraram resistência de Atenas. As autoridades temem que mais cortes possam aprofundar a já brutal recessão da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 07h03.

Atenas - A Grécia completou uma série de reuniões com credores internacionais sobre um novo programa de ajuda, mas ainda precisa chegar a um acordo em questões como salários, previdência social e recapitalização bancária, disse um porta-voz do governo grego nesta quinta-feira.

"Há três ou quatro pontos de atrito restantes", disse Pantelis Kapsis à TV grega MEGA. "A maior parte das negociações foi concluída." Preocupados com o compromisso de Atenas às reformas, os credores da União Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) exigiram novas medidas, inclusive a redução do salário mínimo e o corte de bônus de férias.

Mas essas demandas encontraram resistência de Atenas. As autoridades temem que mais cortes possam aprofundar a já brutal recessão do país e aumentar as dificuldades dos gregos.

"As discussões estão muito difíceis", disse Kapsis. "De um lado, há pressão para restaurar rapidamente a competitividade da economia. Estamos dizendo que há claramente uma questão de competitividade. Do outro lado, há também a questão da recessão, que é muito importante para a Grécia".

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaCrises em empresasGréciaCrise gregaDívida pública

Mais de Economia

Governo altera projeção de alta do IPCA em 2026 de 3,7% para 4,5%

IBC-Br: prévia do PIB cai 0,7% em março de 2026

Focus eleva projeção de Selic de 13,00% para 13,25% em 2026

Petróleo a US$ 100 por guerra no Irã eleva apostas em pausa de cortes da Selic