Economia

Governo vê modelo do setor de energia esgotado

Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, é preciso rever o setor para gerar eficiência e atrair capital privado

Energia: "Por pragmatismo, o modelo do passado do setor de energia ruiu, precisamos enfrentar os problemas e apresentar algo novo" (Thinkstock/Thinkstock)

Energia: "Por pragmatismo, o modelo do passado do setor de energia ruiu, precisamos enfrentar os problemas e apresentar algo novo" (Thinkstock/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 4 de maio de 2017 às 16h37.

São Paulo - O modelo do setor de energia do Brasil, que por anos apoiou-se nas estatais Eletrobras e Petrobras e em financiamentos subsidiados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está esgotado, e é preciso revê-lo para gerar eficiência e atrair capital privado, disse nesta quinta-feira o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa.

"Esse modelo ruiu, é uma constatação, não é uma visão ideológica. Por pragmatismo, o modelo do passado do setor de energia ruiu, precisamos enfrentar os problemas e apresentar algo novo. Temos que desenhar um modelo novo, para atrair novos investidores, buscar capital privado. Agora começa esse ciclo do governo de liderar a transição do setor de energia em direção a um mercado sustentável", disse Pedrosa, ao participar de evento de energia em São Paulo.

 

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaMinistério de Minas e Energia

Mais de Economia

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra

Salário mínimo de R$ 1.518 em 2025 depende de sanção de nova regra e de decreto de Lula

COP29 em Baku: Um mapa do caminho para o financiamento da transição energética global

Brasil abre 106.625 postos de trabalho em novembro, 12% a menos que ano passado