Economia

Governo argentino propõe reestruturação da dívida soberana

O Ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna, apresentou uma proposta aos credores privados que possuem títulos da dívida soberana que sugere uma redução de 75% do valor dos papéis. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22/9) em Dubai, nos Emirados Árabes, em reunião do Comitê de Desenvolvimento do Fundo Monetário Internacional. O pagamento da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h44.

O Ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna, apresentou uma proposta aos credores privados que possuem títulos da dívida soberana que sugere uma redução de 75% do valor dos papéis. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22/9) em Dubai, nos Emirados Árabes, em reunião do Comitê de Desenvolvimento do Fundo Monetário Internacional. O pagamento da dívida está suspenso pelo governo desde 2001.

De acordo com o jornal El Clarin, a iniciativa contempla o lançamento de três famílias de bônus que substituiriam os 99 tipos de papéis atualmente no mercado. Um dá desconto sobre o valor, outro amplia o prazo de pagamento e o terceiro é atrelado à variação do crescimento da economia argentina. Lavagna afirmou antes do anúncio que aqueles que não aderirem ao acordo sofrerão com o atraso de pagamento dos títulos em default.

Do total de 103 bilhões de dólares da dívida com credores privados, cerca de 70 bilhões estão em default. A metade destes papéis, ainda de acordo com o El Clarin, estão nas mãos de credores argentinos. O restante, está com estrangeiros.

Os títulos argentinos vendidos depois de 2001 não estão incluídos na reestruturação da dívida.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%

Por que o cenário de deflação na China vem preocupando o mercado?

Câmara aprova urgência para analisar renegociação da dívida dos estados

Câmara aprova urgência para projeto que define compensação à desoneração da folha