Economia

Geithner ressalta interesses mútuos de EUA e Índia

São Paulo - A Índia e os Estados Unidos têm "enormes interesses mútuos" em relações econômicas mais próximas, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, ao ser citado pelo Economic Times, jornal indiano, em entrevista para jornalistas indianos em Washington. Na próxima terça-feira, Geithner visita a Índia como parte dos esforços de Washington […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - A Índia e os Estados Unidos têm "enormes interesses mútuos" em relações econômicas mais próximas, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, ao ser citado pelo Economic Times, jornal indiano, em entrevista para jornalistas indianos em Washington.

Na próxima terça-feira, Geithner visita a Índia como parte dos esforços de Washington para ampliar a parceria com o país, a mais populosa democracia e um importante aliado dos EUA em uma das regiões mais voláteis do mundo.

O secretário norte-americano viaja para Nova Deli para encontros com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh e o ministro das Finanças, Pranob Mukherjee e, então, ruma para Mumbai para encontrar executivos. "Acredito que temos enormes interesses mútuos in vínculos econômicos mais próximos", disse.

O norte-americano lançará a nova Parceria Financeira e Econômica EUA-Índia, em Nova Deli, com objetivo de expandir as ligações em áreas como acesso do capital estrangeiro para a Índia e infraestrutura. A agenda também deve abordar passos para conter o financiamento para militantes extremistas. "Queremos assegurar que trabalhamos juntos para reforçar o processo de recuperação, de expansão".

Geithner acrescentou que deseja "construir uma parceria de cooperação muito mais forte com a Índia em questões financeiras globais, que eu acredito que são importantes para os interesses econômicos dos dois países". Geithner viaja à Índia como secretário do Tesouro, mas passou parte da infância em Nova Deli, quando seu pai trabalhava no exterior.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorEstados Unidos (EUA)ÍndiaPaíses ricos

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 3,1 bilhões em novembro

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025