Economia

Focus volta a elevar projeção da inflação em 2018 após 4 semanas

Especialistas consultados pelo BC passaram a ver uma inflação de 4,39 por cento em 2018, 0,09 ponto percentual a mais do que no levantamento anterior

Focus: projeção para a alta do IPCA em 2017 é de 4,01 por cento, contra 4,03 por cento no levantamento anterior (Thinkstock/Thinkstock)

Focus: projeção para a alta do IPCA em 2017 é de 4,01 por cento, contra 4,03 por cento no levantamento anterior (Thinkstock/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 8 de maio de 2017 às 09h10.

São Paulo - A perspectiva de economistas para a inflação neste ano permaneceu em trajetória de queda na pesquisa Focus desta segunda-feira, porém para 2018 aumentou pela primeira vez após quatro semanas.

Agora, a projeção para a alta do IPCA em 2017 é de 4,01 por cento, contra 4,03 por cento no levantamento anterior. Essa foi a nona redução consecutiva.

Em relação ao ano que vem, porém, os especialistas passaram a ver uma inflação de 4,39 por cento, 0,09 ponto percentual a mais do que no levantamento anterior.

Em meio à fraqueza das pressões inflacionárias este ano, os especialistas consultados continuam vendo ao final deste mês novo corte de 1 por cento na taxa de juros Selic, que hoje está em 11,25 por cento.

Permaneceu inalterada ainda a previsão de que a Selic terminará 2017 e 2018 a 8,5 por cento, cenário também contemplado pelo grupo que reúne os que mais acertam as previsões, o Top-5.

O Top-5, entretanto, já vê a alta do IPCA em 2017 abaixo de 4 por cento, tendo reduzido a projeção de 4,03 por cento a 3,89 por cento. Para 2018, a perspectiva permanece em 4,25 por cento.

Para a economia, houve pequeno ajuste nas contas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 a 0,47 por cento, 0,01 ponto percentual a mais. Já para 2018, a expectativa continua sendo de crescimento de 2,5 por cento.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraInflaçãoBanco CentralSelicBoletim Focus

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?