Economia

FMI promete atender pedido de ajuda da Grécia

"Estamos preparados para atuar rapidamente sobre esse pedido", disse o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Washington - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, disse hoje que o Fundo vai atender ao pedido da Grécia para obter ajuda financeira. "Estamos preparados para atuar rapidamente sobre esse pedido", disse ele em comunicado. Mais cedo, o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, disse que "chegou o momento" de o país requisitar ajuda sob um plano de resgate conjunto da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de meses de turbulência nos mercados financeiros gregos.

Papandreou afirmou que deu a ordem para que o ministro de Finanças do país, George Papaconstantinou, tome os passos necessários para solicitar ajuda. O ministro deve se reunir amanhã com Strauss-Kahn em Washington, e autoridades gregas esperam que um pedido formal de ajuda ao FMI seja feito na reunião.

"A decisão (do primeiro-ministro) foi finalizada nesta manhã", disse uma pessoa próxima a Papandreou. "Até então, a ordem era esperar que Papaconstantinou ouvisse as sugestões de Strauss-Khan. Mas Papandreou afirmou que é óbvio que a Grécia não pode mais seguir nesta miséria porque os mercados estão apostando que o país entrará em colapso. Por isso ele decidiu encerrar isso hoje. O desafio real para nós está apenas começando", disse a fonte.

Alemanha
A Alemanha está pronta para fornecer ajuda para a Grécia, uma vez que o plano de reestruturação do FMI para o país endividado está pronto, afirmaram autoridades do governo alemão. Christoph Steegmans, porta-voz do governo da Alemanha, afirmou que as precondições para a ajuda seriam um pedido da Grécia, um programa do FMI finalizado e um comunicado do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI dizendo que essa é uma situação em que não há outra saída. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre Grécia e FMI

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula negocia com Latam compra de 9 aviões da Embraer; aérea deve anunciar aporte de R$ 11 bi no país

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Mais na Exame