Economia

Fim de ano puxa consumo e faturamento de bares e restaurantes cresce 6%

Levantamento da Linx aponta que pagamento do 13º salário e eventos corporativos impulsionaram o setor em dezembro

Publicado em 24 de dezembro de 2025 às 06h00.

Tudo sobreRestaurantes
Saiba mais

As comemorações de final de ano impulsionaram o desempenho de bares e restaurantes no Brasil em dezembro. Um levantamento da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, divulgado à EXAME, aponta que o faturamento do setor cresceu 6% entre os dias 1º e 21 de dezembro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O estudo indica que o aumento da receita foi acompanhado por mudanças no comportamento do consumidor. No intervalo analisado, o ticket médio dos restaurantes avançou 17%, sinalizando que os clientes passaram a gastar mais por visita, além de frequentar os estabelecimentos com maior regularidade.

Segundo a pesquisa, o crescimento está associado principalmente às confraternizações corporativas, encontros entre amigos e celebrações familiares, comuns no fim do ano. Esses eventos tendem a elevar o consumo de refeições compartilhadas, bebidas e itens de maior valor agregado.

Dezembro concentra maior fluxo e consumo no food service

Historicamente, dezembro é considerado um mês estratégico para o setor de food service. O pagamento do 13º salário, a realização de eventos empresariais e o aumento da socialização contribuem para o crescimento do fluxo de clientes em bares e restaurantes.

Em 2025, o levantamento reforça essa tendência, ao indicar um consumidor mais disposto a investir em experiências completas fora de casa. A elevação do ticket médio sugere não apenas maior demanda, mas também um padrão de consumo mais elevado durante o período festivo.

“O avanço do ticket médio indica um consumidor mais confiante e disposto a gastar em momentos de celebração”, afirma Bruno Primati, diretor de Food Service da Linx. Segundo ele, a adoção de tecnologia tem sido fundamental para apoiar a gestão em períodos de pico, com impacto no controle operacional, no gerenciamento de estoques e na redução de perdas.

Acompanhe tudo sobre:VarejoRestaurantesBaresFesta de fim de ano

Mais de Economia

IPCA-15 de janeiro desacelera para 0,20%; inflação em 12 meses fica em 4,50%

Mesmo após pandemia, América Latina não consegue reverter dívidas públicas

Maior refinaria da Índia vai aumentar compra de petróleo do Brasil, diz site

Preço da gasolina na bomba deve cair 1,54% com redução da Petrobras