Economia

Fecomercio-SP: confiança do consumidor cai em julho

Levantamento mostra que a confiança caiu de 154,6 pontos para 153,8 pontos na cidade de São Paulo

Mesmo com queda, o consumidor paulistano é considerado otimista (Pedro Zambarda/EXAME.com)

Mesmo com queda, o consumidor paulistano é considerado otimista (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 13h18.

São Paulo - A confiança do consumidor da cidade de São Paulo sobre sua situação econômica diminuiu em julho, segundo pesquisa divulgada hoje pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O levantamento mostra que a confiança do consumidor caiu de 154,6 pontos em junho para 153,7 pontos em julho, o equivalente a uma retração de 0,6%.

Ainda assim, o consumidor paulistano é considerado otimista, pois sua confiança se situa acima dos 100 pontos na escala da Fecomercio-SP. A escala varia de 0 a 200 pontos e resultados abaixo de 100 demonstram pessimismo.

"O consumidor paulistano ainda se encontra em zona razoável de otimismo, pois fundamentos para o bom desempenho do seu nível de confiança permanecem robustos, como a massa de rendimentos e a taxa de desemprego em patamares historicamente baixos", avalia a entidade, em nota.

A pesquisa mostra que a leve queda de 0,6% na comparação mensal é explicada, em parte, pelo recuo de 1,2% nas expectativas do consumidor em relação à situação futura. Nesse quesito, o indicador passou de 156,9 pontos em junho para 155 pontos em julho.

Já a confiança do consumidor em relação à situação econômica atual permaneceu praticamente estável, passando de 151,2 pontos em junho para 151,9 pontos em julho. O destaque nesse quesito foi a diferença na percepção de homens e de mulheres. Enquanto a confiança dos homens subiu 2,8% (de 152,9 para 157,2 pontos), a das mulheres caiu 2,0% (de 146,3 para 143,4 pontos).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasConsumoFecomércioMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor