Economia

Febraban: diálogo com governo sobre medidas foi positivo

Representante dos bancos conversou com Guido Mantega e Alexandre Tombini sobre as medidas cambiais adotadas pelo governo

Murilo Portugal, presidente da Febraban: diálogo com o governo (Divulgação/FMI)

Murilo Portugal, presidente da Febraban: diálogo com o governo (Divulgação/FMI)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 14h06.

Brasília - O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou hoje que o diálogo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, sobre as medidas cambiais adotadas na semana passada foi positivo. Após a reunião no Ministério da Fazenda, Portugal preferiu, no entanto, manter silêncio sobre as propostas que os integrantes do mercado financeiro levaram a Mantega e a Tombini de ajustes nas medidas cambiais.

Ele disse que preferia não fazer comentários e limitou-se a afirmar que discutiu na reunião a implementação, as dificuldades e as complexidades das medidas. Portugal afirmou que "é um diálogo que já está acontecendo desde a semana passada no nível técnico e, agora, levamos a um nível maior, ao ministro Mantega e a Tombini".

Diante da insistência dos repórteres sobre a possível necessidade de ajustes, ele disse: "não quero conversar sobre isso". "Como mencionei, viemos discutir a implementação de medidas atuais", afirmou.

Murilo Portugal não quis nem mesmo comentar se é possível iniciar o recolhimento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1% sobre as posições vendidas no dia 5 de outubro. "Eu não sei se é possível ou impossível. Eu não quero entrar nestes detalhes. Agradeço a vocês."

Acompanhe tudo sobre:BancosCâmbioFinançasFebraban

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?