EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.
A exportação de carne de frango nos nove primeiros meses do ano cresceu 25,7% em relação a igual período de 2002. No acumulado do ano, foram exportados 1.432 milhões de toneladas, o que possibilitou faturamento de US$ 1,4 bilhão. Estima-se que o país consiga exportar US$ 2 bilhões até o final do ano.
A maior quantidade é a de frango em cortes, 854.057 mil toneladas. Esse aumento na exportação da carne de frango industrializada é bom para o Brasil, pois além de estarmos valorizando a indústria brasileira, estamos gerando mais receita, já que é um produto mais caro, e empregos também , afirma Zoe Silveira d Ávila, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) à Agência Brasil.
Além do aumento nas exportações, o consumo dos brasileiros também vem aumentando, já que a carne de frango é um produto de baixo custo e está disponível em todo o território nacional. Atualmente, 22% da produção são voltados para as exportações.
Segundo Zoe d Ávila, apesar do crescimento das exportações, houve uma queda 24,5% nas exportações para a Rússia, um dos principais importadores de carne brasileira. Neste ano, no acumulado de janeiro a setembro, foram exportados 151 mil toneladas, sendo que no mesmo período do ano anterior, o volume foi de 201 mil toneladas. Essa diminuição deve-se ao sistema de cotas imposto por aquele país.
Segundo informações da Agência Brasil, o Brasil é o segundo maior exportador de carne de frango do mundo: detém 35% do mercado, ficando atrás apenas do EUA, que domina 52% do mercado internacional. Uma grande dificuldade encontrada pelo o Brasil em relação aos EUA se dá pela venda da coxa e sobrecoxa. Como os americanos consomem pouco essa parte do frango, bem diferente do Brasil que o consumo é grande, essas partes valem muito pouco, o que faz com que o preço para exportação seja menor que no Brasil." Os maiores exportadores de carne são:
1)Estados Unidos
2)Brasil Brasil
3)Hong Kong
4)China
5)França