Economia

EXAME Fórum Amazônia debate potencial econômico e ambiental da região

Evento reúne em Belém especialistas, autoridades e líderes empresariais para discutir perspectivas na mineração, agropecuária e logística

Porto de Belém: o EXAME Fórum vai discutir oportunidades de negócios na região (Frank Krämer/Wikimedia Commons)

Porto de Belém: o EXAME Fórum vai discutir oportunidades de negócios na região (Frank Krämer/Wikimedia Commons)

RV

Renata Vieira

Publicado em 7 de dezembro de 2018 às 09h40.

Belém — Acontece na manhã desta sexta-feira (7), em Belém, o EXAME Fórum Amazônia. Com o tema “O futuro da Amazônia: caminhos para aproveitar a riqueza natural com sustentabilidade”, o evento reúne autoridades, especialistas e líderes empresariais para discutir os desafios e as perspectivas da mineração, do agronegócio e da logística na região.

O encontro começa com uma palestra que aborda o conteúdo do último relatório do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática da Onu, o IPCC. Em outubro, a entidade divulgou, em estudo, as novas perspectivas para o planeta diante do fenômeno do aquecimento global - que deve se limitar a apenas 1,5°C até 2030, na comparação com a era pré-industrial.

Em seguida, há um debate, mediado por EXAME, sobre como é possível aproveitar a riqueza natural da região amazônica com o mínimo impacto socioambiental possível. Participam Raul Porto, gerente executivo do Instituto Brasileiro de Mineração, Fábio Abdala, gerente de sustentabilidade da Alcoa, e João Meirelles, diretor do Instituto Peabirú.

Outra palestra com o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, apresenta as vias de financiamento de uma economia verde na região.

Na sessão seguinte, o tema é a expansão da fronteira agrícola no estado do Pará com Valdecir Tode, do Banco da Amazônia, Carlos Xavier, da Federação da Agricultura e da Pecuária do Pará, e Altair Burlamaqui, pecuarista do município de Castanhal.

Mais uma palestra compõe a manhã: Olivier Girard, sócio da consultoria Macrologística, fala sobre os nós logísticos do Pará e da região norte do país, e segue em talk show mediado por EXAME.

Ainda na roda de debates, entra a temática do desafio das cidades da região amazônica, com a participação de Zenaldo Coutinho, prefeito de Belém, Eduardo Corrêa Tavares, secretário de planejamento do Amapá e Rogério Tavares, vice-presidente da Aegea.

Para encerrar o evento, Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados participa de um talk show mediado por EXAME sobre os desafios do novo presidente do Brasil.

Acompanhe a cobertura do EXAME Fórum Amazônia aqui no site EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteAmazôniaEXAME FórumParáBelém

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?