Economia

EUA e China precisam se comunicar sobre questões econômicas, diz secretária do Tesouro americana

"Diante de um cenário econômico global difícil, há uma necessidade urgente de as duas maiores economias do mundo se comunicarem estreitamente", disse Yellen

Janet Yellen: secretária enfatizou a responsabilidade dos EUA e da China de mostrarem que podem "administrar suas diferenças" (AFP/AFP)

Janet Yellen: secretária enfatizou a responsabilidade dos EUA e da China de mostrarem que podem "administrar suas diferenças" (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 09h12.

Uma comunicação estreita entre os Estados Unidos e a China sobre questões econômicas é vital — disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, nesta quarta-feira (18), antes de uma reunião com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, em Zurique, na Suíça.

"Diante de um cenário econômico global difícil, há uma necessidade urgente de as duas maiores economias do mundo se comunicarem estreitamente", disse Yellen no início de sua primeira reunião pessoal com Liu He.

Referindo-se à reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, em Bali, em novembro, Yellen enfatizou a responsabilidade dos EUA e da China de mostrarem que podem "administrar suas diferenças".

Liu He, que também mencionou o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da China à margem da cúpula do G20 em Bali, disse que quer garantir uma "comunicação séria" entre as duas grandes potências.

Nos últimos três anos, a rivalidade entre as duas maiores economias do mundo se intensificou.

Yellen fez escala em Zurique, antes de embarcar em uma viagem com passagem por Senegal, Zâmbia e África do Sul. O objetivo é fortalecer os laços econômicos entre esses países e os Estados Unidos, em um momento em que a China aumenta sua influência no continente africano.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, planeja uma viagem à China de 5 a 6 de fevereiro.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Chinaeconomia-internacionalEstados Unidos (EUA)Janet Yellen

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor