Economia

Energia diminui pressão e puxa alta do IPC-M de março

A aceleração do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) de 0,30% em fevereiro para 0,72% em março foi puxada pelo grupo Habitação


	Em fevereiro, com o corte na conta de luz, o item tarifa de eletricidade residencial havia ficado em -16,14%. Já em março, a queda no preço da energia diminuiu para 1,62%
 (Cauã Taborda/ Info)

Em fevereiro, com o corte na conta de luz, o item tarifa de eletricidade residencial havia ficado em -16,14%. Já em março, a queda no preço da energia diminuiu para 1,62% (Cauã Taborda/ Info)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 11h44.

São Paulo - A aceleração do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) de 0,30% em fevereiro para 0,72% em março foi puxada pelo grupo Habitação. Em fevereiro, com o corte na conta de luz, o item tarifa de eletricidade residencial havia ficado em -16,14%.

Já em março, a queda no preço da energia diminuiu para 1,62%. Com isso, o grupo Habitação, que havia registrado deflação de -1,75% em fevereiro, apresentou alta de 0,48% em março.

O IPC-M compõe o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outras três classes de despesa também apresentaram acréscimo nas taxas de variação. Vestuário passou de -0,28% em fevereiro para 0,70%, Saúde e Cuidados Pessoais saiu de 0,40% para 0,58% e Comunicação foi de 0,18% para 0,47%.

Os destaques dentro dos grupos ficaram com os itens roupas (-0,41% para 0,73%), medicamentos em geral (-0,10% para 0,30%) e pacotes de telefonia fixa e interne (0,13% para 1,22).


Alimentação desacelerou, ao sair de 1,51% para 1,37%. No mesmo sentido foram os grupos Educação, Leitura e Recreação (1,45% para 0,30%), Despesas Diversas (2,08% para 0,20%) e Transportes (0,89% para 0,61%).

No primeiro caso, as carnes bovinas puxaram o decréscimo na taxa de variação, com queda de 2,05% ante alta de 0,37% em fevereiro. Nos demais grupos, os destaques ficaram por conta de cursos formais (2,51% para 0,01%), cigarros (3,89% para 0,00%) e gasolina (3,12% para 2,17%).

Construção

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que também compõe o IGP-M, variou 0,28% em março, desacelerando ante o resultado de fevereiro (0,80%).

Mão de obra desacelerou de 1,00% para 0,14% no período e Materiais, Equipamentos e Serviços passaram de alta de 0,59% para 0,42%.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosPreçosEnergiaInflação

Mais de Economia

Governo determina que distribuidoras informem margem de lucro em adesão à subvenção dos combustíveis

Tesouro planeja emitir títulos em euro após mais de uma década

Lula diz que vai enviar projeto da escala 6x1 ao Congresso nesta semana

Alckmin diz que governo deve enfrentar efeitos dos penduricalhos: 'Quem paga é o trabalhador'